quinta-feira, 21 de junho de 2007

Floresta amazônica leva 70 anos para se recuperar. Alguém duvida?

Esta é uma notícia, vinda do jornal Folha de São Paulo, que muitos indigenistas e antropólogos que viveram em aldeias indígenas duvidam.

Por que será que leva tanto tempo para a floresta se recuperar depois de um desmate primário? Segundo os índios, em dez, quinze anos a capoeira formada, certamente não igual à floresta primária, já se recompôs em boa parte.

Será que são precisos 70 anos para a recuperação, mesmo assim parcial? Será que o pesquisador não esqueceu de levar outras variantes em consideração?

___________________________________________________

AMAZÔNIA

Floresta desmatada leva 70 anos para recuperar nutriente
RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um estudo que analisou como as áreas desmatadas da Amazônia se recuperam ao longo do tempo traz hoje uma notícia boa e uma ruim. Ao analisar florestas que voltaram a crescer depois de terem sido derrubadas, cientistas descobriram que, ao longo do tempo, elas recuperam seu nível de nitrogênio, um nutriente fundamental para o solo. O processo, porém, leva décadas.

"Nos temos a boa notícia de que a floresta se regenera e ainda recupera seu ciclo de nitrogênio; a má notícia é que isso leva pelo menos 70 anos", diz Luiz Martinelli, pesquisador da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP) e autor principal do trabalho.

Em estudo na edição de hoje da revista "Nature" (www.nature.com) , Martinelli e colegas detalham como esse processo ocorre.

No início, a floresta em regeneração dá lugar sobretudo a árvores que conservam nitrogênio (emitem poucos gases com esse elemento) e não sofrem muita queda de folhas. Só após algum tempo, quando a mata secundária ("capoeira") restabelece seu nível de nitrogênio, espécies que dependem desse elemento em abundância retornam ao ambiente.

Mas isso não quer dizer que a biodiversidade se recupere. Após esse período de cerca de 70 anos, a floresta retoma só entre 70% e 80% de sua biomassa original e, ainda assim, com uma vegetação bem menos diversa.

"Mas agora, sabendo melhor como o sistema funciona, podemos estudar intervenções", diz Martinelli. Entre medidas que podem acelerar a regeneração de mata secundária está, por exemplo, o plantio de leguminosas, que ajuda a floresta a reter nitrogênio. Adubo com fósforo, em outra frente, poderia suprir a falta mais crônica desse outro nutriente.

Nenhum comentário:

 
Share