sábado, 2 de junho de 2007

Exemplo de sacanagem anti-indígena, com disfarces no discurso

Exemplo de uma sacanagem anti-indígena. As vozes são sonoras, estridentes e com pretensões enganadoras pelo interiorzão do Brasil. Contrapõem-se ás vozes histéricas do indigenismo neoliberal que só quer ver o circo pegar fogo. Até utiliza desse subterfúgio e bota a Funai no mesmo bolo.

Não podemos deixar esse pessoal dominar o discurso indigenista no Brasil. Nem de um lado, nem do outro.

_________________________________


“Indigenismo mascara campanha", afirma Daltinho
Redação 24HorasNews

A questão indígena voltou a ocupar importante espaço no debate social, em especial pela reivindicação da ampliação das reservas. A Funai e ONG´s mobilizam as comunidades indígenas, capitaneiam ações judiciais, articulam campanhas através da mídia, com a finalidade de ampliar as reservas indígenas. E as ações estão levantando uma série de questionamentos, pelas conseqüências sociais e obstáculos que estão sendo erguidos para a construção de obras importantes à sustentação do crescimento econômico do país, de acordo com as vozes discordantes em relação à atuação da Funai e das ONG´s.
Uma dessas vozes é a do deputado estadual, Adalto de Freitas (Daltinho-PMDB), representante da região Araguaia. Daltinho menciona a decisão da 5ª Vara Federal, que meses atrás considerou criado a reserva indígena Suia-Missu, com cerca de 165 mil hectares nos municípios de São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista. O parlamentar justifica suas ressalvas afirmando que devido a decisão do Ministério Público em ampliar a reserva, a conclusão das obras de pavimentação asfáltica da BR-158 fica prejudicada.

Daltinho defende que “os índios necessitam de melhor qualidade de vida” e não de vastas extensões de terras, que nunca eles conseguirão utilizar. O deputado, que também é líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, denuncia que “foi só o Governo Federal demonstrar disposição mais firme em investir no crescimento econômico, que as ONG´s e Funai desencadearam campanhas avassaladoras em defesa da ampliação de reservas indígenas”, em conseqüência disso, a região do Posto da Mata, Alto Boa Vista e Estrela do Araguaia, a BR-158 está impossibilitada de ser asfaltada.

“Sem a conclusão do asfalto da BR-158, todo o Araguaia permanecerá no atraso, considerando que é a principal artéria para o escoamento da produção”, manifestou. “Não só o Araguaia, como Mato Grosso e o país, serão enormemente prejudicados. E não é justo que todos sejam prejudicados, para ampliar reservas indígenas que já são imensas e com vastas extensões de terras inutilizadas, pois está comprometendo o desenvolvimento, que gera condições de vida para milhares de pessoas”, protestou o deputado peemedebista.

“A defesa da causa indigenista-ambiental é utilizada para mascarar ataques dos países ricos contra o desenvolvimento do país. Existem informações bastante consistentes de que as principais ONG´s são financiadas pela coroa britânica, oligarquia americana e européia em geral, para atuarem contra o desenvolvimento”, denunciou Daltinho. “O objetivo maior é travar o crescimento do Brasil, mantendo o país no atraso e explorado pelos países ricos”, apontou.

Daltinho também entende que a Funai em determinada medida está impregnada pela concepção das ONG´s e em outra infiltrada por profissionais que atuam como quinta coluna a favor dos interesses estrangeiros e contrários ao país.

Nenhum comentário:

 
Share