quinta-feira, 14 de junho de 2007

Continua sem solução impasse no Maranhão

Continua sem solução o impasse criado pelo fechamento da BR-226 pelos índios Guajajara, na região de Barra do Corda-Grajaú. O pessoal da Funai que era para reabrir o diálogo com os índios na segunda-feira não chegou e adiou para a terça-feira. De novo, sem solução.

Veja a matéria abaixo e logo depois o "bolo" dado pelo presidente da Funai a deputados maranhenses.

______________________________________________


Negociação da Funai com índios no MA fica sem solução
Agência Estado

Não há ainda um desenlace previsível para o impasse que envolve indígenas e a Funai no município de Barra do Corda, na região centro-sul do Maranhão. Na manhã de hoje, os guajajara que bloqueiam a BR-226 há nove dias, se reuniram com o procurador da República Roberto Câmara, enviado da Funai à região, mas se mostraram irredutíveis: só desocuparão a rodovia em caso de reabertura dos núcleos da Funai naquele município.

O caso será agora levado à diretoria assistencial do órgão em Brasília. Segundo informações da Funai, a transferência dos núcleos de Barra do Corda e Grajaú para a capital São Luís atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que considera inconstitucional a existência de núcleos isolados do órgão em diversas cidades.

Enquanto isso, continua o bloqueio de caminhoneiros na saída de Barra do Corda, em protesto contra a falta de soluções para o impasse. Segundo moradores locais, há risco inclusive de confronto entre caminhoneiros e guajajara, já que o protesto paralelo dos caminhoneiros também impede que os indígenas que estão em Barra do Corda saiam da cidade para as reservas.

Nenhum comentário:

 
Share